terça-feira, 6 de julho de 2010
1 Descrição Geral da Aplicação
Nossa aplicação objetiva criar um widget agregador, ou seja, que permite juntar diversos conteúdos da web 2.0. Com isso o proposito geral do trabalho e fornecer uma ferramenta que a partir de uma mesma interface disponibilize diferentes aplicacoes.A aplicacao também sugere ao usuario uma maior organizacao de seus itens e favoritos.
2 Requisitos funcionais e não funcionais
Requisitos funcionais:
- Adicionar novo feed requisitado pelo usuário
- Remover feed requisitado
- Atualizar notícias quando necessário
- Ser personalizado de acordo com a vontade do usuário
Requisitos não funcionais:
- Garantir que o widget seja atualizado a cada noticia nova que aparecer em um dos feeds gravados
- Agregar somente os sites pedidos pelo usuário
- Estar sempre conectado à Web
3 Casos de uso
Os casos de uso do widget agregador são bem simples e limitados, pois o widget irá apenas agregar conteúdo, dessa forma os casos de uso são:
- Agregar conteúdo, por exemplo um feed ou rss de um site
- Visualizar conteúdo, como por exemplo ver as últimas noticias de um site ou videos de um usuário no youtube.
- Remover conteúdo, por exemplo: retirar um feed que não interessa mais ao usuário
- Personalização do programa: algumas opções como troca de cor de fundo, template, número de noticias por página do widget.
4 Plano de negócio da Aplicação
O AGGWidget atua em uma área que está em constante expansão atualmente, a web 2.0. Assim o plano de negócio ficou determinado da seguinte forma:
- Proposição de valores: as visitas em nosso servidor de hospedagem, no caso inicialmente o blog, nos proporcionam visibilidade e assim nos insere no mercado, para futuramente inserir propagandas e conseguir arrecadar fundos com isso. Essas visitas se darão com o intuito tanto de realizar o download da aplicação quanto a navegação pelo site em busca de maiores informações e referências.
- Clientes alvo: nossa aplicação não restringe os tipos de usuário, basta que ele tenha costume de navegar pela Web 2.0 e seja capaz de acessar nosso servidor web. Ele não precisa de conhecimentos prévios sobre widgets, pois nós explicamos todos conceitos e aplicações, porém precisa de um pouco de prática na interação com o computador para conseguir utilizar a aplicação.
- Canais de distribuição: os meios de divulgação são basicamente a internet, ou seja, em redes sociais no formato de propaganda, blogs relacionados e parceiros também em formato de propaganda e referência e fóruns especializados em widgets ou aplicações de genero similiar (de caráter integrativo) em forma tanto de propaganda como de item de discussão.
- Relação com os clientes: inicialmente nosso blog esta aberto para discussão com os usuários, tal como explicação sobre o assunto e resolução de dúvidas. Além disso críticas também poderão ser enviadas para que possamos melhorar cada vez mais nossa ferramenta. Posteriormente alocado em um servidor web, poderíamos criar um sistema de contato e opiniões de consumidores (usuários) mais robusto para simplificar a vida do cliente na interação com os desenvolvedores (receberão feedback de uma forma mais rápida, direcionada e organizada).
- Configuração de valores: inicialmente nossos valores agregados neste trabalho são atendimento e suporte ao usuário e cursos e apostilas sobre widgets para agregar conhecimento ao cliente para que futuramente ele utilize a aplicação de forma correta.
- Redes de parceiros: os parceiros que esperamos ter com o andar do tempo são blogs relacionados e sites especializados em widgets, isso de forma gratuita. De forma paga, poderemos criar parceiros como sistemas muito conhecidos na web para disseminar de forma ampla e rápida nossa idéia.
- Capacidades essenciais: as tarefas que determinamos ser de impressindível importância inicialmente foram analisar os comentários e contatos dos usuários e retornar uma resposta ao mesmo e agradar o maior número de pessoas possível para criar uma fidelidade, o que com certeza ajudará a espalhar nossa idéia.
- Fluxo de rendimentos: nossos rendimentos inicialmente estão balanceados (nenhuma despesa e nenhum retorno). Porém com o tempo teremos que investir em hospedagem e assim teremos que inserir propagandas em nosso site para equilibrar o orçamento e isso pode inclusive gerar lucro para nossa empresa.
- Estrutura de custos: como citado anteriormente, os principais focos de gastos são a hospedagem e também pode ser incluido o salário da equipe de desenvolvimento e manutenção dos widgets, apesar de inicialmente a equipe ser o próprio grupo. Futuramente novos custos podem surgir como aluguel de um escritório, contratação de alguns funcionários e compra do próprio servidor de hospedagem, porém esses são valores de custo associados a uma empresa de médio porte.
5 Ferramenta ou Ambiente de Desenvolvimento usado
A ferramenta utilizada é o Konfabulator da Yahoo(http://widgets.yahoo.com/tools) que é uma ferramenta gratuita, multiplataforma e em versão pronta para o mercado. Com o Konfabulator se pode criar widgets facilmente. Além disso existe uma documentação completa do programa e um tutorial para que os primeiros widgets sejam criados. Alguns exemplos de widgets criados no Konfabulator
http://widgets.yahoo.com/widgets/mini-weather
http://widgets.yahoo.com/widgets/sirius-satellite-tuner
6 Plano de desenvolvimento ágil adotado
O plano de desenvolvimento ágil adotado foi o scrum que é um método no qual as tarefas ficam escritas em pequenos bilhetes, e cada bilhete conta um pouco da história do desenvolvimento.
Para executar o scrum, foi utilizado o Scrumy(www.scrumy.com), site que permite criar de forma gratuita uma história de desenvolvimento baseado no scrum, como a demonstrada abaixo:
7 Estratégia de lançamento no mercado
Para lançar no mercado, pretende-se colocar a aplicação no Yahoo Widgets(http://widgets.yahoo.com/) para que a mesma já possa estar em um local no qual milhões de pessoas acessam diaramente, e dessa, forma podem baixar de forma simples e fácil de encontrar nosso programa.
Após o lançamento no site acima, criaremos um fórum e convidaremos os usuários a participar do mesmo para sugerir melhorias/mudanças e novas funcionalidades. Dessa forma o grupo pretende manter uma relação próxima com o usuário.
Em nenhum momento os desenvolvedores irão cobrar pelo uso do programa, mas irão pedir doações para o bom desenvolvimento do mesmo.
8 A atualização dos slides usados nas apresentações
Primeira parte: http://www.slideshare.net/zodte/widgets-4590501
Segunda parte: http://www.slideshare.net/zodte/apresentacao-de-asoso
quarta-feira, 30 de junho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Curso - Widget
Abaixo alguns sites contendo widgets:
Link da wikipedia sobre widget: http://pt.wikipedia.org/wiki/Widget
Site que contém tudo sobre Widgets, para consulta: http://www.widgipedia.com/
Apresentação bastante completa e interessante sobre widget: http://www.slideshare.net/mstrickland/widgets-101-the-web-beyond-the-page
Tutorial de Widgets: http://www.slideshare.net/hussulinux/flash-widget-tutorial
Forum de discussão de widgets: http://www.widgipedia.com/forum/
Modulo II - Como utilizar um widget
Abaixo um vídeo criado pelo grupo para mostrar o uso de widgets:
asoso
Curso - Widgets(Modulos)
Parte I - O que é widget?
Estudo teórico sobre widgets, abrangendo:
-Conceitos
-Utilidades
-Widgets mais utilizados
-Novidades na area de Widgets
Parte II - Como usar um widget?
Neste modelo será demonstrado como se instala e se utiliza um widget num computador ou na web. Dessa forma serão mostrados os passos para-se colocar um widget no computador, e na web.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
segunda-feira, 31 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Projeto IV - Pedro Parreira
O serviço funciona no telefone e na web. Depois de se cadastrar no site e baixar o software, direto do aparelho, é só voltar à internet e escolher os widgets que quiser.
Escolhidos os widgets, é entrar no software pelo celular e os sincronizar. O primeiro acesso é mais demorado, mas depois é apenas a atualização do conteúdo, como em qualquer agregador.
Widgets do O Globo
O Globo usa gadgets (conhecidos também como widgets) para desempenhar funcoes especificas.
Possuem gadget de previsão de tempo que consulta diariamente na internet as condições do clima na região em que a pessoa mora e mostra o resultado no desktop, sem que o usuário precise abrir o site de previsão do tempo no navegador.
Google News lanca widget
O blog do Google anunciou o lançamento de uma ferramenta de notícias para webmasters que permitirá a integração das manchetes do Google News a qualquer site.
Com opções de exibição de matérias a partir de palavras-chave, o serviço pode ajudar na construção de um noticiário mais relevante para o público de um determinado veículo. Segundo o Google, a aplicação é útil para jornais alcançarem novas audiências na Web.
Producao:
Alguns celulares que estao sendo produzidos, trazem widget produzidos no Brasil. A Nokia foi uma dessas empresas, e aplica o widget no celular e eles podem ficar na tela inicial do aparelho e serem personalizados com dados locais.
Entre os widget que estao disponiveis, um de destaque eh o da compania aerea GOL, que permitirá o acesso e acompanhamento, em tempo real, dos saldos de cartões Smiles.
Outra empresa que oferecerá widgets para o celular é o Terra. Com ele, o usuário do aparelho terá acesso ao conteúdo do portal, com as últimas notícias do Brasil e do mundo sobre esportes, política, economia e entretenimento.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Projeto IV - Amadeu Coco
1) http://www.mortgagenewsdaily.com/widgets/
O widget do site acima refere a cotações de ações em tempo real do site Mortgage News Dialy, que é um site que contém noticias economicas. Além de cotações de ações o site contém outro widget com atualização das noticias publicadas no mesmo, facilitando ao usuário interessado acessar as notícias sem precisar de entrar no site para ver se tem algo novo, é simplesmente entrar no site e ler a notícia.
2) http://www.blastcasta.com/
O site blastcasta é um site que contém diversos widgets para os mais diversos sites como twitter, blog, e microblog. Dessa forma a pessoa interessada a pegar o widget desse site pode coloca-lo em seu blog e colocar os assuntos de notícias de seu interesse. Por exemplo, se o blog é relacionado a animais, o widget procura várias noticias sobre animais e coloca no blog, o leitor precisa apenas acessar o blog para ler as notícias sobre o assunto. Além disso o site oferece que os usuários possam construir seu próprio widget, seguindo seus interesses
3) http://noticias.uol.com.br/widgets/
UOL widgets - widgets contendo as notícias de um dos principais sites brasileiros web, o do provedor UOL. O UOL widgets pretende manter o usuário atualizado sobre todas as notícias de seu interesse, bastando apenas a ele selecionar os assuntos de seu interesse. Existe o widget do UOL para primeira página, com as principais notícias, para noticias de economia, esportes e etc.
Produção
O site do periodico Dallas News(http://www.dallasnews.com/widgets/) possui uma ferramenta de widgets bastante completa e que pode ser utilizada por todos. Os widgets do site atualizam a todos os momentos todas as notícias produzidas no site, isso facilita muito a vida dos moradores da cidade, pois eles não precisam entrar mais no site de noticias para saber o que está acontecendo por lá. Agora eles simplesmente verificam as notícias no Widget e lêem apenas aquelas que os interessa. Dessa forma eles não precisam mais perder tempo procurando notícias sobre Dallas. O comerciante John Doe confirma isso: "Antigamente, perdia um bom tempo do meu dia procurando as notícias do Dallas News, agora posso ler-las muito mais rápido com o Widget". O widget, componente de uma interface gráfica do usuário (GUI), o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc.. Tem se tornado muito popular na internet de hoje, o site UOL é outro exemplo de utilização dos widgets, separando em widget para os diversos interesses, como por exemplo o de tecnologia, economia e etc. Vale a pena conferir e entrar na onda dos widgets.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
quarta-feira, 7 de abril de 2010
A Web 2.0: Beta Perpétuo
Alguns conceitos pertencentes a web 2.0 são: dados em escala épica, o poder das massas, valorização da cauda longa, além do termo a ser estudado neste texto: o beta perpétuo.
Historicamente uma versão é considerada em fase beta, quando ela está em testes, ou seja, quando ainda ela não é uma versão final. Um programa beta, pode ser beta aberto, no qual qualquer pessoa pode testar, ou beta fechado, no qual apenas um grupo de pessoas selcionado previamente, ou através de convites pode testar o programa. Normalmente o beta passa pela fase fechada primeiramente para depois passar pela fase aberta.
Já o beta perpetuo é um programa que jamais chega a sua versão final, ou seja, ele sempre está em fase de testes abertos, já que sempre estão se adicionando novas funcionalidades para tal programa. Como as mudanças precisam ser feitas de forma rápida, o que não ocorreria se fosse lancado uma versão final e outra versão fosse incicada, o programa fica em beta perpetuo.
Normalmente a funcionalidade de beta perpetuo é utilizada para redes sociais como o orkut e o facebook, que sempre estão lançando novos aplicativos para incrementar seus sites. Esses aplicativos, podem ou não agradar um usuário, isso não é o mais importante para o desenvolvedor, o que importa para ele é que exista pelo menos um grupo de aplicativos que agrade a pessoa em questão.
Outro tipo de programa que se utiliza de beta perpétuo são os MMORPG(Massive Multi-Online Rolling Playing Games), como o World of Warcraft, que jamais lançam uma versão final, mas sim novos updates, com novas missões, novos monstros e etc. Fazendo com que assim os jogadores não percam a vontade de jogar devido ao fato do jogo estar parado esperando uma noa versão.
Com isso se preve que cada vez mais serão utilizadas aplicações em beta perpetuo e que a tendencia mundial é que todos os programas utilizados massivamente entrem nessa fase, pois o beta perpétuo é uma tendencia da web.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Blog do Grupo B
Gostamos bastante de como foram organizadas as idéias e com informações relevantes.
O exemplo remete a uma realidade próxima a nós e foi bem aplicado na situação.



